Professor inicie a aula com o experimento demonstrativo abaixo: Materiais ■Uma palha de aço; ■Uma caixa de fósforo; ■Um vidro de relógio; ■Uma balança digital. Procedimentos Coloque a balança em um local de fácil visão para todos os alunos. Em seguida coloque sobre o prato da balança a palha de aço. Peça para um dos alunos falar a massa registrada na balança e anote-a no quadro, depois disso pegue a palha de aço e coloque sobre o vidro de relógio e coloque fogo com cuidado. Após o término da combustão, coloque a palha de aço novamente sobre o prato da balança. Por fim, peça para outro aluno falar a massa registrada na balança anotando-a no quadro. Pesquizar sobre o esperimento e entregar a resposta, da pergunta abaixo, para o prfessor (Grupos de três): O que aconteceu para a massa do material queimado aumentar em relação à massa da palha de aço? Após pesquizar sobre As Leis das Reações Químicas Abrir a simulação abaixo que fala sobre a Lei de Proust:
A construção: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/17328/Web/labvirtq/simulacoes/tempUpLoad/sim_qui_aconstrucao.htm Para finalizar a aula, os alunos pesquisarem mais sobre esse assunto na internet e farão um resumo sobre o que foi encontrado.
http://www.profcupido.hpg.ig.com.br/leis_ponderais.htm
http://www.profpc.com.br/Leis_Ponderais.htm
Para prosseguir no conteúdo usaremos o recurso educacional digital abaixo para trabalhar o conteúdo Balanceamento Químico: A Química dentro de um bolo http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/1420/Web/labvirt/simulacoes/tempUpLoad/sim_qui_bolo.swf Avaliação O professor deverá avaliar os alunos através das respostas e dos resumos entregues.
Nenhum comentário:
Postar um comentário