quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

AULA 1 (1º ano) - AFINAL O QUE É QUÍMICA?

ATIVIDADE 1

O QUÉ QUÍMICA?
DE ONDE VEM A QUÍMICA?

Equipe 1

Como acorreu a evolução da química?
Sites para pesquisa:
http://www.coladaweb.com/quimica/quimica-geral/a-historia-da-evolucao-da-quimica

http://inforgate-kdu.sites.uol.com.br/evolucao.html

http://www.cq.ufam.edu.br/historia_da_quimica/historia_principal.html


Equipe 2

Que produtos surgiram a partir do momento que o homem aprendeu a trabalar com misturas?

Sites para pesquisa:
http://www.abiquim.org.br/vceaquim/vida.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_da_qu%C3%ADmica

Equipe 3

Que outra disciplina contribuiu no processo de descobertas? Que produto os antigos egípcios usavam para pintar?

Sites para pesquisa:
http://www.christophergui.com/blog/?tag=egipcios

http://www.ebah.com.br/historia-da-quimica-organica-by-marcelo-santiago-pdf-a66898.html

Equipe 4

Cono funciona um extintor de incêndio? Como se produz os vidros e os medicamentos?
http://pt.wikipedia.org/wiki/Medicamento

http://pt.wikipedia.org/wiki/Vidro

http://videos.hsw.uol.com.br/extintor-video.htm

Equipe 5

De onde são extraídos os pigmentos coloridos usados pela industria de cosméticos , de alimentos e de tintas? Que fenômenos estão presentes na transformação da matéria?

Sites para pesquisa:
http://www.qmc.ufsc.br/qmcweb/artigos/dye/corantes.html

http://www.brasilescola.com/quimica/transformacoes-materia.htm


ATIVIDADE 2

Pesquisar sobre os principais teóricos da química:
http://www.seara.ufc.br/cientistas/cientistas.htm

CATARSE

Os alunos devem se organizar em equipes no laboratório de informática e elaborar um mapa conceitual envolvendo os conteúdos estudados nesta aula.

Após concluírem a ação os alunos faram a projeção dos mapas de cada grupo em sala de aula. Desta maneira podem analisar as várias possibilidades de construção dos mesmos.

Para criar o mapa conceitual os alunos devem acessar o link: http://penta2.ufrgs.br/edutools/mapasconceituais/



PRÁTICA SOCIAL FINAL

Os alunos irão promover um seminário em sala de aula sobre a presença da química no cotidiano, sobretudo podem utilizar alguns produtos para justificar a importância da química em nossas vidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário