ATIVIDADE 1
O QUÉ QUÍMICA?
DE ONDE VEM A QUÍMICA?
Equipe 1
Como acorreu a evolução da química?
Sites para pesquisa:
http://www.coladaweb.com/quimica/quimica-geral/a-historia-da-evolucao-da-quimica
http://inforgate-kdu.sites.uol.com.br/evolucao.html
http://www.cq.ufam.edu.br/historia_da_quimica/historia_principal.html
Equipe 2
Que produtos surgiram a partir do momento que o homem aprendeu a trabalar com misturas?
Sites para pesquisa:
http://www.abiquim.org.br/vceaquim/vida.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_da_qu%C3%ADmica
Equipe 3
Que outra disciplina contribuiu no processo de descobertas? Que produto os antigos egípcios usavam para pintar?
Sites para pesquisa:
http://www.christophergui.com/blog/?tag=egipcios
http://www.ebah.com.br/historia-da-quimica-organica-by-marcelo-santiago-pdf-a66898.html
Equipe 4
Cono funciona um extintor de incêndio? Como se produz os vidros e os medicamentos?
http://pt.wikipedia.org/wiki/Medicamento
http://pt.wikipedia.org/wiki/Vidro
http://videos.hsw.uol.com.br/extintor-video.htm
Equipe 5
De onde são extraídos os pigmentos coloridos usados pela industria de cosméticos , de alimentos e de tintas? Que fenômenos estão presentes na transformação da matéria?
Sites para pesquisa:
http://www.qmc.ufsc.br/qmcweb/artigos/dye/corantes.html
http://www.brasilescola.com/quimica/transformacoes-materia.htm
ATIVIDADE 2
Pesquisar sobre os principais teóricos da química:
http://www.seara.ufc.br/cientistas/cientistas.htm
CATARSE
Os alunos devem se organizar em equipes no laboratório de informática e elaborar um mapa conceitual envolvendo os conteúdos estudados nesta aula.
O QUÉ QUÍMICA?
DE ONDE VEM A QUÍMICA?
Equipe 1
Como acorreu a evolução da química?
Sites para pesquisa:
http://www.coladaweb.com/quimica/quimica-geral/a-historia-da-evolucao-da-quimica
http://inforgate-kdu.sites.uol.com.br/evolucao.html
http://www.cq.ufam.edu.br/historia_da_quimica/historia_principal.html
Equipe 2
Que produtos surgiram a partir do momento que o homem aprendeu a trabalar com misturas?
Sites para pesquisa:
http://www.abiquim.org.br/vceaquim/vida.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_da_qu%C3%ADmica
Equipe 3
Que outra disciplina contribuiu no processo de descobertas? Que produto os antigos egípcios usavam para pintar?
Sites para pesquisa:
http://www.christophergui.com/blog/?tag=egipcios
http://www.ebah.com.br/historia-da-quimica-organica-by-marcelo-santiago-pdf-a66898.html
Equipe 4
Cono funciona um extintor de incêndio? Como se produz os vidros e os medicamentos?
http://pt.wikipedia.org/wiki/Medicamento
http://pt.wikipedia.org/wiki/Vidro
http://videos.hsw.uol.com.br/extintor-video.htm
Equipe 5
De onde são extraídos os pigmentos coloridos usados pela industria de cosméticos , de alimentos e de tintas? Que fenômenos estão presentes na transformação da matéria?
Sites para pesquisa:
http://www.qmc.ufsc.br/qmcweb/artigos/dye/corantes.html
http://www.brasilescola.com/quimica/transformacoes-materia.htm
ATIVIDADE 2
Pesquisar sobre os principais teóricos da química:
http://www.seara.ufc.br/cientistas/cientistas.htm
CATARSE
Os alunos devem se organizar em equipes no laboratório de informática e elaborar um mapa conceitual envolvendo os conteúdos estudados nesta aula.
Após concluírem a ação os alunos faram a projeção dos mapas de cada grupo em sala de aula. Desta maneira podem analisar as várias possibilidades de construção dos mesmos.
Para criar o mapa conceitual os alunos devem acessar o link: http://penta2.ufrgs.br/edutools/mapasconceituais/
PRÁTICA SOCIAL FINAL
Os alunos irão promover um seminário em sala de aula sobre a presença da química no cotidiano, sobretudo podem utilizar alguns produtos para justificar a importância da química em nossas vidas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário