As espécies atuais deste grupo de peixes, (além dum grande número de formas extintas, conhecidas pelos seus fósseis), divide-se em dois clados (sub-classes):
• Elasmobranchii – que inclui os tubarões e as raias;
• Holocephali – as quimeras.
Anatomia externa do tubarão.
http://discoverybrasil.uol.com.br/tubaroes/anatomy/?cc=BR
http://www.biomundo.com.br/tubaroes/tubarao.htm
Fisiologia
Algumas características morfológicas deste grupo podem ser visualizadas por meio dos recursosAnimais que excretam uréia: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/10550/excrecao-peixe_anfibio.swfRespiração dos peixes: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/11108/respiracao_peixe.swf
Estes jogos trabalham com informações e curiosidades sobre os tubarões.
Mergulho virtual: http://discoverybrasil.uol.com.br/tubaroes/mergulhovirtual/
Caça tubarões: http://discoverybrasil.uol.com.br/tubaroes/caca_tubaroes/
Os tubarões formam um grupo de peixes altamente temidos pelos seres humanos. Porém, não fazemos parte de sua dieta alimentar normal. Qual o motivo de haver tantos acidentes com estes animais? Os tubarões também são caçados por seus nutrientes e estruturas. O que os tubarões fornecem de matéria prima para os seres humanos?
Após a reflexão e pesquisa sobre este tema, o professor poderá iniciar com os alunos uma campanha para mudar o estigma do tubarão, deixando de ser considerado um animal “assassino”. Por que estes animais devem ser protegidos? Que medidas são necessárias para evitar acidentes com eles?
Nenhum comentário:
Postar um comentário