■Número de massa, número atômico e número de nêutrons;
■Elemento químico;
■Prótons, nêutrons e elétrons. 0 que é um fóssil?
TEMPO DE MEIA VIDA http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/937/atividade3/atividade3.htm# Responder com base na simulação:
1 – Como é feito o procedimento de datação de um fóssil?
2 – O que é o carbono-14 (C-14)?
Após isso, responda qual o número de massa (A) do carbono-14?
Em seguida, encontre o número de massa do carbono (C) na tabela periódica virtual.
TABELA PERIÓDICA
http://www.tabela.oxigenio.com/index.htm O que foi percebido quando comparado a massa da simulação e da tabela?
Observar os conceitos de isótonos, isóbaros e isótopos.
Para identificar a aprincipal caracteristicas dos isótopos, veja o vídeo abaixo:
O C-12 e o C-14 são isótopos, ou seja, possuem o mesmo número de prótons e diferentes números de massa.
Após isso, construir uma tabela utilizando os dados da simulação e da tabela periódica. Nessa tabela deverá constar os radioisótopos presentes na simulação, os números de massa presentes na simulação e na tabela periódica.
Tabela: Número de massa dos isótopos presentes na simulação
Elemento químico Nº de massa da simulação Nº de massa da tabela
Carbono 14 12
Cobalto
Iodo
Césio
Polônio
Radônio.
A tabela periódica mostra a massa do isótopo mais abundante. Depois da construção da tabela, pesquisar na internet e/ou nos seus livros didáticos, a aplicação dos radioisótopos presentes na simulação. Mais uma vez divida a turma em três grupos, peça para que o primeiro grupo pesquise sobre a aplicação dos isótopos do carbono, o segundo sobre a aplicação dos isótopos do cobalto e o terceiro sobre a aplicação dos isótopos do iodo. Por fim, depois da pesquisa cada grupo deverá expor os resultados da sua pesquisa para os demais grupos.
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