quarta-feira, 13 de abril de 2011

Isótopos: conceito e aplicação

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
■Número de massa, número atômico e número de nêutrons;

■Elemento químico;

■Prótons, nêutrons e elétrons. 0 que é um fóssil?



1 – Como é feito o procedimento de datação de um fóssil?

2 – O que é o carbono-14 (C-14)?








Após isso, responda qual o número de massa (A) do carbono-14?

Em seguida, encontre o número de massa do carbono (C) na tabela periódica virtual.

TABELA PERIÓDICA
http://www.tabela.oxigenio.com/index.htm

O que foi percebido quando comparado a massa da simulação e da tabela?


Observar os conceitos de isótonos, isóbaros e isótopos.

Para identificar a aprincipal caracteristicas dos isótopos, veja o vídeo abaixo:


O C-12 e o C-14 são isótopos, ou seja, possuem o mesmo número de prótons e diferentes números de massa.

Após isso, construir uma tabela utilizando os dados da simulação e da tabela periódica. Nessa tabela deverá constar os radioisótopos presentes na simulação, os números de massa presentes na simulação e na tabela periódica.


Tabela: Número de massa dos isótopos presentes na simulação

Elemento químico Nº de massa da simulação Nº de massa da tabela

Carbono 14 12

Cobalto

Iodo

Césio

Polônio

Radônio.

A tabela periódica mostra a massa do isótopo mais abundante. Depois da construção da tabela, pesquisar na internet e/ou nos seus livros didáticos, a aplicação dos radioisótopos presentes na simulação. Mais uma vez divida a turma em três grupos, peça para que o primeiro grupo pesquise sobre a aplicação dos isótopos do carbono, o segundo sobre a aplicação dos isótopos do cobalto e o terceiro sobre a aplicação dos isótopos do iodo. Por fim, depois da pesquisa cada grupo deverá expor os resultados da sua pesquisa para os demais grupos.

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